quinta-feira, 16 de agosto de 2007

"Todo mundo para a escola!", diz o prefeito



Pra você, que é obrigado à ir à escola todo dia, pode parecer muito normal. Mas tem muita criança pelo Brasil que gostaria de ter a mesma chance. Se você prestar atenção pela cidade, vai ver que um monte de meninos da sua idade estão pela rua, quando deveriam estar na escola.
Numa cidade do nordeste chamada Cabo de Santo Agostinho, perto de Recife, o prefeito está comemorando um grande feito: todas as crianças da cidade vão à escola! A cidade de Santo Agostinho é a primeira da região Nordeste em que todas as crianças assistem aulas.
E conseguir isso não foi nada fácil. Há quatro anos, 10 mil crianças da cidade não iam à escola. "Como assim? Que sorte a delas!" Nada disso. Esses meninos e meninas não assistiam aulas porque não tinham oportunidade - alguns porque não tinham vaga na escola, outros porque ela era muito longe, outros porque os pais não achavam que era importante. Quanto problema, hein?
Esses problemas acontecem em todo o Brasil, mas no Nordeste a coisa estava ainda mais feia. Por isso o prefeito chamou todo mundo para ajudar: os pais, os professores e os juízes da cidade. Foram construídas várias escolas, e as que estavam muito velhas foram reformadas. Todo o esforço valeu a pena, porque agora todo mundo tem direito de estudar!

Nenhum comentário: